Roupa dá em árvore?
É possível produzir de forma consciente pensando nas pessoas e no planeta?

O Museu Hering e a Fundação Hermann Hering (FHH) acreditam que a moda sustentável é uma semente que cada um pode plantar e contribuir para um mundo melhor. 
No aniversário de 86 anos da FHH, foi lançado nos canais digitais a série de vídeos, que passará a integrar o conteúdo educativo do Museu Hering (Visualize o Museu) e estará disponível para todos no canal da Fundação no YouTube. O projeto é fruto do Edital de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Fundação Fritz Müller com produção da Dois Pontos: Una!.
O objetivo principal é o desenvolvimento de vídeoaulas direcionadas a estudantes de ensino fundamental e aos visitantes do Museu Hering – um público diverso, de diferentes faixas etárias de realidades socioculturais. A proposta segue alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente no que concerne à educação inclusiva, equidade, bem-estar social e industrialização sustentável.
Nosso desafio foi comunicar as reflexões e debates que o Museu Hering e a Fundação Hermann Hering promovem sobre temáticas que envolvem a cultura, o empreendedorismo sustentável, a museologia e a moda. A série de 5 vídeo-aulas (de 90 segundos cada) e o teaser de divulgação (de 30s) levam como título a pergunta “Roupa dá em Árvore?”. Os vídeos são elaborados com a técnica de colagens, possuem janela de LIBRAS e links para descrição visual do material em separado, no formato utilizado nas redes sociais com a #paratodosverem.
Recebemos os roteiros e direção de criação e a partir disso, fizemos uma pesquisa para entender quais as diretrizes e entender quais seriam os direcionamentos para seguir em cada episódio. Baseado na identidade visual do Museu Hering e Fundação Hermann Hering, desenvolvida pela Firmorama, além de utilizar uma palavra chave de cada tema nos episódios, com a fonte Enxaimel Type, co-criação de Jackson Araújo junto à equipe do Museu Hering e desenvolvimento de Vitor César.
A história da camiseta - de onde surgiu?
EP. 01: É possível produzir de forma sustentável?
Este é o primeiro vídeo da série "Roupa dá em Árvore?", mostrando a origem do algodão e as possibilidades que essa fibra fornece para criar uma grande variedade de tecidos. Visualize a série completa no Youtube da Fundação Hermann Hering.
EP. 02: Roupa dá em árvore?
Nossas roupas passam por muitas mãos e por muitos processos - e descobrir como elas são produzidas é também aprender e refletir sobre o conceito de sustentabilidade! Escolher uma peça de roupa tem um grande impacto em nossas vidas e na natureza. O que tem por trás do que você escolhe usar? Uma peça de roupa pode contar muitas histórias!
EP. 03: Quem fez minha roupa?
Vamos falar sobre a relação entre costura e consumo consciente? Mais do que um ofício secular, a costura é um serviço essencial para nossas vidas e sociedades. Para consumirmos de forma responsável, é preciso pensar em quem fabricou nossas roupas: quais as suas condições de trabalho? Esses profissionais são valorizados? O que vestimos deve cuidar das pessoas. Este é o terceiro vídeo da série "Roupa dá em Árvore?”, mostrando a importância socioeconômica da costura e ensinando mais sobre consumo consciente. Dê play e compartilhe!
EP. 04: Nossa roupa tem voz!
Neste quarto vídeo da série "Roupa dá em Árvore?”, vamos ser levados a conhecer melhor a história da camiseta, peça tão importante para a nossa civilização e também para a história da Cia.Hering.
EP. 05: Nossa roupa circula por aí...
O que você faz com as roupas que não usa mais? E se formos pensar não só em roupas, mas tudo que usamos? Nós podemos ser mais responsáveis enquanto consumidores quando falamos dos recursos do planeta e a Economia Circular pode ser uma saída para a sustentabilidade e construção da #ModaProNovoMundo​. Este é o quinto e último vídeo da série "Roupa dá em Árvore?”
Ficha técnica: Fundação Hermann Hering e Museu Hering, Patrocínio: Fundação Fritz Müller Imagens: Acervo Fundação Hermann Hering, Gestão projeto: Amélia Malheiros, Projeto: Kahina Thirsa Hostin e Franciele Machado, Coordenação: Daniel Philipi Knop, Pesquisa e desenvolvimento: Daniel Philipi Knop, Kahina Thirsa Hostin, Produção audiovisual: Dois pontos Una, Produção Executiva: Maria Teresa Piccoli, Qiah Salla, Direção de Produção: Gabriel Garcia, Direção de Arte: Diego Oliveira, Giselle Zart, Roteiro: Equipe da Fundação Hermann Hering, Equipe Dois Pontos: Una! Motion Design: Diego OliveiraLuis Felipe Fuck, Finalização: Luis Felipe Fuck, Desenho de Som: Guilherme GaldinoRafael Rossetto, Estúdio de Áudio: Flat Hall Studio, Vozes: Olavo Brasil, Mari Bellegard, Libras: Suzi Daiane, Descrição das telas: Beth Bieging, José Carlos Rodrigues

Sobre o Edital: A proposta do edital é fomentar projetos que “desenvolvam ações voltadas às necessidades de determinada comunidade ou público diretamente beneficiado e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, obrigatoriamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”. A proponente do projeto foi Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering.

You may also like

Back to top